Crianças em casa: 12 atividades para fazer em família
Com a família toda em confinamento, a casa volta a ser o centro de tudo: do trabalho, mas também das brincadeiras.
E porque os dias não podem ser feitos só de sofá, filmes ou jogos em écrans, há que aproveitar para colocar em prática outras atividades divertidas que ajudem os mais pequenos a passar o tempo, ao mesmo tempo que estimulam a criatividade e promovem o conhecimento, entre todos.
Deixamos-lhe algumas ideias para brincar em família.
Álbum da família
Hoje em dia já não é obrigatório revelar o rolo para ver as fotografias. Assim, vão ficando acumuladas, uma ou outra publicada nas redes sociais, mas perdeu-se o hábito de organizar.
Recupere uma velha tradição e faça um albúm de família. Selecionem juntos algumas das melhores fotos, imprimam e colem, pode ser mesmo nas folhas de um caderno ou improvisando com várias folhas agrafadas e uma capa feita em cartolina.
Podem acompanhar as imagens por mensagens ou desenhos.
Além de unir a família em torno de boas lembranças, esta é uma atividade que vai entreter toda a gente por muito tempo e que vai valer a pena guardar, para mais tarde recordar.
Era uma vez
Não precisa de muito para a brincadeira ser divertida – é só deixar a fluir a criatividade e a imaginação. Comece uma história e peça às crianças para irem completando, cada uma fala durante cerca de 5 minutos. Pode, ainda, juntar fantasias ou acessórios para criar personagens ou outros elementos à ação.
Árvore genealógica
Selecione algumas fotos e organize a árvore genealógica da sua família com o(s) seu(s) filho(s). O resultado pode ser bem interessante, ser emoldurado e pendurar na parede.
Para além de ensinar sobre o valor da família e promover, até, algumas descobertas para os mais pequenos, esta é uma brincadeira que vai ficar na memória.
Sessão fotográfica
Hoje em dia toda a gente tira fotos e o telemóvel é uma boa ferramenta.
Por que não aproveitar esse recurso e fazer uma sessão fotográfica em família? Usem acessórios coloridos, fantasias, cenários e poses divertidas. Os pequenos podem fingir que são personagens de desenhos animados, cantores, jogadores de futebol e deixar a imaginação livre para criar o que quiserem.
Depois, podem escolher as melhores, fazer um álbum, imprimir ou enviar a quem mais gostam.
Jogo da memória
Peça ao seu filho escolher os seus brinquedos preferidos. Com a ajuda dele, tire uma foto a cada um e imprima duas cópias de cada. Recorte em quadrados iguais, misture as peças e voilá, tem um jogo da memória personalizado!
Teatro de fantoches
As histórias ajudam a estimular a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança, o que é muito importante não descurar. No teatro de fantoches, a criatividade comanda o espetáculo. O teatro pode ser feito com uma caixa de papelão. Os atores podem ser bonecos próprios para o efeito ou construídos com meias velhas e outros tecidos, papel ou embalagens. A preparação já envolve atividade, criatividade e muita diversão.
Os adultos podem começar a contar a história. Depois, as posições invertem-se e os filhos inventam os seus próprios enredos.
Quem não gosta de teatros de fantoches?
Telefone estragado
Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante inventa uma mensagem e passa-a à pessoa que está ao lado, segredando-a ao ouvido. A mensagem vai passando e cada um vai dizendo o que entendeu, sempre de ouvido em ouvido. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, a mensagem que lhe chegou. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: esta brincadeira pode render várias gargalhadas.
Quem sou eu?
Para este jogo, são necessárias habilidades de detetive!
Os jogadores devem estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de um filme, um desenho animado, um artista, ou mesmo alguém que conhecem pessoalmente. Escreve o nome num papel e cola-o na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas aos outros jogadores sobre o que é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder “sim” ou “não”. Cada um tem uma oportunidade de tentar adivinhar.
Stop!
No Stop!, a família define em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias num papel. Um diz o alfabeto e outro diz “stop!”. A letra que calha é a que serve para todos preencherem a folha. Todas as palavras de todas as categorias devem começar por essa mesma letra. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”. Cada um pode jogar individualmente, mas se der para fazer equipas de 2 tanto melhor.
Um, dois, três, ação!
Em pedaços de papel, escreva nome de filmes, atores, ações. Eles devem ser sorteados entre os participantes. Um representante da equipa deve fazer com que os outros descubram o que ele tirou. O grande desafio passa por fazer com os outros adivinhem sem poder falar ou emitir sons, apenas gestos. A mímica vai entrar em ação! Quem se sairá melhor?
Mãos na massa
Façam pizza para o jantar. Preparem a massa e os ingredientes e depois cada um faz a sua a gosto.
Outra ideia, passa por fazer biscoitos ou bolachas com diferentes formas. Todas as crianças gostas deste tipo de atividades e, sobretudo, comer o resultado.
Piquenique
Façam um jantar ou um almoço diferente. É só estender uma toalha no chão da sala. O cardápio, esse, também pode ser escolhido em conjunto e pode incluir algo que não comam habitualmente.
Estas são apenas algumas das atividades que pode fazer em família. Estar em casa com crianças exige imaginação, afinal eles precisam de brincar. Sempre que possível, brinque você também e divirtam-se. Vai ver que tudo se torna um pouco mais fácil.