Biscoito tareco... ou paciências
O Dia da Mãe está quase aí. Para um dia especialmente docinho, nada melhor que paciências e beijinhos! :)
Saiba um pouco mais sobre estas duas delicias da pastelaria e, se quiser surpreender a melhor mãe do mundo, deixamos-lhe as receitas.
O biscoito tareco é muito popular, sobretudo, no Brasil. Uma especialidade gastronómica da região de Pernambuco é capaz de deixar qualquer um com água na boca. O biscoito doce de forma arredondada, cor amarelada e com a consistência firme destaca-se pela simplicidade e pelo sabor.
A iguaria é feita com ovos, açúcar e farinha de trigo. É encontrada em padarias, lojas de doces, na beira das estradas que ligam a capital ao interior do estado e até em barraquinhas mais simples no Centro da cidade.
Na verdade, não há um consenso sobre a origem do "tareco", mas argumentam que provavelmente surgiu em Pernambuco e ganhou o Nordeste ao longo dos anos. Na Bahia, por exemplo, a comida é conhecida por “biscoito paciência” e segue uma receita semelhante ao consumido em Pernambuco.
O biscoito tem muitos anos de história, mas pouco se sabe sobre quando começou a ser vendido. Há especialistas que afirmam que a culinária pernambucana sofre direta influência dos portugueses, africanos e indígenas, mas o tareco parece ter surgido de um “erro de culinária”.
Muitas coisas na gastronomia nasceram de alguns erros, como o brownie e o petit gateau. O tareco pode ter alguma história semelhante, justamente porque a receita é parecida com a de um bolo, mas sem o fermento. A falta deste ingrediente pode ter estado na origem.
Com fabrico manual ou industrial, dependendo do público a que se destina, as receitas podem variar dependendo do equipamento, e pode incluir leite para um resultado mais exigente.
Em Portugal, já poucos são os que confecionam a especialidade, mas essa continua a ser bastante consumida e apreciada. Em terras lusas, estes biscoitos são chamados de "paciências". Por serem pequeninos e darem muito trabalho a fazer, requerem muita paciência, daí o nome.
A massa é semelhante à usada para a confecção das famosas "línguas de gato", ainda que cada paciência tenha o dobro da quantidade.
Sejam "tarecos" ou "paciências" estes biscoitos são tão simples quanto deliciosos, agradando a todos.
Um acompanhamento perfeito para chá ou café. É um dos mimos incluídos num dos cabazes especiais Dia da Mãe.
Ainda não conhece?
Os melhores estão em donaportuguesa.com.
Outras sugestões para surpreender a melhor mãe do mundo estão aqui.