Bolinhol: doce tradição
Conheça o Bolinhol ou “Pão-de-Ló Coberto de Vizela - Delícia”, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Conheça o Bolinhol ou “Pão-de-Ló Coberto de Vizela - Delícia”, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Breve história
Terá sido no ano de 1880 o início da produção de Bolinhol, tendo em conta que em 1884, o mesmo já esteve presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães.
A fundadora, D. Joaquina Pedrosa Ferreira da Silva terá herdado da família o saber e princípios desta iguaria. Consta que os seus pais, Joaquim Ribeiro Ferreira e Henriqueta Pedrosa, doaram em 1914 um prédio na atual Avenida Abade Tagilde, em Vizela, que para além do imóvel incluía compras e utensílios de doçaria como descrito na escritura.
Porém, terá sido ela a dar os passos decisivos na criação e comercialização de um pão-de-ló original que chamou de “Pão-de-Ló Coberto de Vizella”. D. Joaquina, doceira de profissão, para além de ter herdado o negócio dos pais, inovou investiu tudo neste produto, nomeadamente numa unidade de produção que se mantém até hoje em funcionamento.
A sua alta qualidade e sabor únicos fez com o Bolinhol fosse apreciado por consumidores refinados que ao provarem exclamavam “Que delícia!”. Da simples e marcante exclamação surge o nome da casa fundada a comercialização da especialidade: “Casa do Pão-de-Ló Coberto de Vizella - Delícia” dando início a um longa história que conta, já, 5 gerações.
O nome
Bolinhol Bo.li.nhol > de bolo + inho + ol buliˈɲɔɫ | regionalismo | nome masculino
Variedade de pão de ló, típica do Minho, caracterizada pelo formato retangular do bolo e pela cobertura de calda de açúcar.
in Infopédia (dicionários Porto Editora)
Por ser uma só palavra, o termo Bolinhol tem vantagens sobre a designação técnica de “Pão-de-Ló Coberto de Vizella - Delícia” ainda que a mesma traduza o seu processo de fabrico, muito próprio. Trata-se de um Pão-de-Ló de formato retangular com cobertura opaca de açúcar. Bolinho acaba por ser a designação mais simples da iguaria.
Uma tradição secular
O bolinhol é, desde sempre um sucesso. Na mesma família há 5 gerações, esta delícia, fiel à tradição, reúne ingredientes simples - ovos, açúcar e farinha. O segredo está na maneira de fazer, igual desde 1880, preservando e homenageando continuamente a memória, o sabor e a qualidade. Uma massa húmida que passa pelos fornos de barro, e a cobertura opaca de açúcar são características desta iguaria única e original. O Bolinhol, “Pão de Ló Coberto de Vizella - Delícia” é um ex-libris da sua cidade e região, sendo também uma das iguarias doces mais apreciadas em Portugal e no mundo.
Delicie-se
Uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, o Bolinhol é uma verdadeira delícia. Um presente mais que perfeito para momentos e pessoas muito especiais. Disponível para envio todas as quintas-feiras, na Dona Portuguesa.